Fim Por Nomear - Apresentação na ESB 📔🐓
Pela terceira vez, neste ano de 2025, tive o enorme gosto de visitar a minha antiga escola secundária, desta vez, para apresentar o meu mais recente livro de poesia "Fim Por Nomear".
Ver um auditório repleto de alunos, do 10.º ao 12.º, motivados e interessados, é sempre uma alegria, e a sensação que fica, no final, é: "quero repetir".
Em tom de desabafo, devo dizer que gostaria de poder participar em mais encontros literários em escolas por Portugal afora. Mas, infelizmente, após variadíssimas tentativas de contacto, às quais nunca - ou quase nunca - surgem respostas, percebo que a minha vontade de "agitar consciências" através da Palavra, da Poesia, não é bem-vinda ou, pelo menos, não é sequer considerada.
Bem vejo o quanto cada aluno se beneficia e se beneficiaria caso houvesse mais espaço e oportunidade para que testemunhos e histórias inspiradoras chegassem até eles.
Cada estudante, sempre que tocado por uma mensagem inspiracional, pode renovar a sua confiança num presente mais descansado e num futuro mais risonho e promissor.
Estou certa que a história certa, no momento certo, faz toda a diferença. Sou testemunho vivo disso. E faço, sempre que possível, a minha parte.
Porque, como dizia numa dinâmica* que fiz lá com os alunos, e que particularmente me tocou:
Ao invés de esperar receber, dá.
E, nessa abundância da doação,
receberás em dobro.
Para cada falta,
dá em dobro.
Por mais que não entenda o "porquê" de certas portas, por mais que eu tente, insista, persista, não se abrirem, renovo a minha fé que tudo tem um "para quê".
Fica o ensinamento: dar o que temos; fazer a nossa parte; ser agentes de transformação, agitadores de consciência, por onde quer que passemos. Dar o que temos de melhor sem esperar receber nada em troca, a não ser a alegria de um momento bem passado, bem aproveitado, como foi este no dia 18 de dezembro de 2025 na Escola do Rio.
Um bem-haja à Vida, que sempre sabe o que faz :)







