IN-ÓCUO DE ANDRÉ FURTADO N' O PÁTIO CAFÉ EM VILA DO CONDE

No dia 2 de março de 2024, foi apresentado o livro de estreia do jovem poeta português André Furtado n' O Pátio Café em Vila do Conde. 

À semelhança da apresentação na Póvoa de Varzim, esta foi também pontuada por momentos de música, poesia, improvisão, cinema e de outras surpresas.

In-ócuo é o título do livro do André. Inócuo significa algo "inocente" e "inofensivo". Numa poesia a beirar a oralidade, a fisicalidade, a sátira, a ironia e a espiritualidade, André reúne num só livro a arte de dizer o indizível, de traduzir o intraduzível, de materializar o irreal, o simbólico, o imagético.

O André é mestre na arte do caleidoscópio poético, aliando a poesia ao cinema, à música, à dança, ao design, ao despertar da consciência humana. Artista dos 7 ou 1001 ofícios, geminiano que é, neste livro, vem consumar a sua missão na arte poética, que é como quem diz: no ofício da sua missão de Ser Humano com letra maiúscula.

 

Ficam abaixo alguns registos desse dia tão especial em que tive a oportunidade de participar como apresentadora e declamadora, mas, sobretudo, como amiga e admiradora da vida e da obra do André. [Todas as fotografias são da autoria da fotógrafa Andreia Queirós]



Conversa com o autor André Furtado



Público bastante atento e composto



Performance poética de André Furtado com acompanhamento musical de João Praça






 Declamação do poema "Gota Gótica" com acompanhamento musical de João Praça



Exibição da Curta Metragem “O Alcance da Canção da Arte”, filme dirigido por André Furtado que foi à SemiFinal no Festival Internacional de Cinema Britânico “Liff Off Sessions” e que tem referências poveiras e vilacondenses, assim como elenco da terra e Academia de Dança da Gimnoarte



Sessão de autógrafos do livro IN-ÓCUO



Com os anfitriões, Ramiro e Maria José, d' O Pátio Café


Quem desejar adquirir o livro do André, assim como conhecer todo o seu trabalho artístico, entre em contacto com ele pelas redes sociais:

Facebook: andrethnic


Mais uma vez, muito obrigada, André, pela oportunidade de fazer parte deste momento tão especial para ti, para os teus, e para a Arte e Poesia. Sempre que nasce um poeta, a vida fica inerentemente mais bela.


A minha sombra
É a minha luz

AF

Mensagens populares