Visita especial ao Chile no marco da Semana da Língua Portuguesa 2025
Ao lado da senhora embaixadora de Portugal no Chile, Dra. Helena Bicho, da professora doutora Daiana Nascimento dos Santos (UPLA) e do Encarregado da Secção Consular, Dr. Manuel Magalhães. O meu agradecimento especial aos três pela presença e apoio na minha primeira ida ao Chile.
Foi com surpresa que recebi o convite para participar na Semana da Língua Portuguesa no âmbito das atividades da Cátedra Fernando de Magalhães da Universidade de Playa Ancha (UPLA).
O convite foi gentilmente endereçado pela professora Daiana Nascimento dos Santos que coordena vários projetos e eventos relacionados com a Língua Portuguesa no Chile. Uma verdadeira embaixadora da Lusofonia naquele país e continente. O meu bem-haja a ela pelo trabalho meritório que tem ali desenvolvido.
O meu agradecimento igualmente ao Instituto Camões por me ter proporcionado o apoio para as viagens, alojamento e refeições, fazendo com que fosse possível a minha deslocação e permanência no Chile.
Cartaz relativo ao evento em que participei na Semana da Língua Portuguesa 2025.
Durante este evento, tive a oportunidade de, na parte da manhã, apresentar a minha poesia na conferência "El final siempre es el comienzo de algo más grande — la poesía de la portuguesa Sandra Santos" e, na parte da tarde, dar o minicurso "Hay una primavera en cada vida — 9 poetas-suicidas".
Programa do dia 6 de agosto de 2025.
Foi um momento muito feliz poder apresentar a minha poesia, pela primeira, no Chile, aos chilenos. Agradeço a sua atenção, escuta, silêncio, participação e interiorização. Uma presença suave, intensa, profunda.
Para que este dia pudesse ter sido possível, foram precisos vários "atores", cada um com o seu papel essencial, para que tudo corresse da melhor forma. Por isso, o meu obrigada a cada um deles. Vocês sabem quem são (faço sempre questão de agradecer pessoalmennte a cada uma das pessoas que são de uma generosidade que muito me inspira e que levo para a vida).
Durante os meus dias no Chile, fiquei enamorada de Viña del Mar, região a que, quem sabe um dia, voltarei. Senti-me em casa. Numa das minhas casas de alma.
Tive a oportunidade de ficar hospedada no Hotel Ankara. Hotel esse que, subindo ao último piso, tinha vista privilegiada sobre o mar imenso de Viña del Mar.
Só posso mencionar a extrema simpatia de todos os profissionais do Hotel Ankara, tendo sido tratada, em todos os momentos, como uma verdadeira rainha. Só os posso recomendar.
E ainda mais...
Alguns dos muitos registos no Hotel Ankara.
A dificuldade de uma alma sensível é não ir tão a fundo nas coisas. Mas não há remédio. Ela vai, vai, e nunca mais volta igual. Faz parte :)
Esta viagem foi ao encontro de partes de mim que encontram casa em vários lugares do mundo, pois o mundo reflete dimensões do nosso mundo interior. Os espelhos estão por toda a parte: em lugares, pessoas, eventos, padrões, sinais. A magia está em tudo e em todos. Está em nós. No que fomos, no que somos, no que seremos. Aqui & Agora.
Para além destes registos, podem encontrar mais fotos e vídeos desta viagem na minha página de Instagram em @sandrasantospoesia.
***
Na parte final da viagem, passei pela capital, Santiago do Chile, e lá fui também gentilmente convidada pela professora doutora Eugenia dos Santos, desta vez, para dar uma entrevista no programa "A Hora da Saudade" da Rádio USACH.
Durante a entrevista, fomos falando dos meus livros, das minhas inspirações e referências, da minha ligação à América Latina, das minhas "preocupações" atuais (nomeadamente, em relação aos jovens, a Portugal e à Saúde Mental), do meu amor pela Poesia e Espiritualidade.
A entrevista pode ser escutada neste link.
Fui muitíssimo bem recebida pela querida Eugenia dos Santos, a quem muito agradeço pelo profissionalismo e condução exímios da entrevista. O meu bem-haja!
Para concluir este périplo pelo Chile, quero agradecer ao país, às paisagens, às pessoas, à energia de troca. Quero agradecer a Deus por mais esta oportunidade.
Como dizia numa partilha, temos de dizer SIM aos Convites da Vida. Em suma, temos de dizer SIM à VIDA <3
Muchas gracias,
Sandra.
+ info: @sandrasantospoesia
Até uma próxima, Chile! ✈🇨🇱